top of page
segue o jogo png branco.png
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
Foto do escritorSegue o Jogo

Ranking da FIFA - O que é, para que serve, por que é tão odiado, como se alimenta?


Você também deve ter uma grande raiva desse Ranking de seleções que a FIFA faz mensalmente. Mas talvez não saiba o porquê.

Vamos abordar alguns pontos interessantes e critérios utilizados. Vem comigo!

 

O ranking da Fifa é um modo de analisar as seleções e seus momentos durante o período de 8 anos. Ele é responsável, por exemplo, por selecionar os 8 cabeças de chave de uma Copa do Mundo - os 8 melhores colocados são os escolhidos - e por mostrar, , pelo menos no papel, quais são as melhores seleções do mundo naquela época. No entanto, alguns fatos chamam a atenção dos amantes de futebol, como: Bélgica ser líder sem nunca ter ganhado uma Eurocopa ou Copa do Mundo.

O ranking começou a ser elaborado pela entidade em agosto de 1993, quando o Brasil ficou em oitavo. Porém, logo no mês seguinte, a seleção canarinho assumiu a ponta. A FIFA utiliza uma fórmula para determinar as colocações de cada equipe. Segue abaixo:

P = M x I x T x C

  • Entenda:

P = pontuação no ranking M = pontos pelo resultado do jogo (vitória 3 pontos, empate 1 ponto, derrota zero). I = importância da partida (Copa do Mundo, eliminatórias, amistoso...) T = força da seleção adversária C = força da confederação continental

  • Entenda os critérios:

I = Copa do Mundo (4 pontos); Copa das Confederações ou torneio de cada confederação (3 pontos); eliminatórias para Copa ou para torneio de cada confederação (2,5 pontos); e amistosos (1 ponto); T = o valor 200 é atribuído a todas as seleções, acima do 150º. Para achar o coeficiente (T) de outras equipes, o valor é subtraído da colocação do time naquele momento. Equipes abaixo da 150ª posição valem sempre 50 pontos; C = América do Sul (Conmebol) = 1 ponto; Europa (UEFA) = 0,99; Américas Central e do Norte (Concacaf), Ásia (AFC), África (CAF) e Oceania (OFC) = 0,85. Quando a partida é entre duas seleções de confederações diferentes, o valor para cálculo será a média.

  • Exemplo prático:

Bélgica x Israel (eliminatórias para Copa de 2014, com vitória belga).

M = 3 (vitória) I = 2,5 (eliminatórias da Eurocopa) T = 153 (200 - 47, a posição de Israel no ranking) C = 0,99 (Uefa) P = 3 x 2,5 x 153 x 0,99 = 1.136 (pontuação somada).


Ranking de seleções da FIFA - Maio/2018

Por que é tão odiado?

Já entendemos (mentira) como funciona o ranking. Inclusive há uma calculadora da FIFA para saber com mais exatidão (clique aqui). Mas vamos olhar algumas observações interessantes.

  1. O fato de ganhar um título tem o mesmo peso que "qualquer outra coisa". A Itália está numa fase péssima - não passa da primeira fase há duas Copas do Mundo e nem foi para à Rússia - mas era a única detentora de 4 títulos (Alemanha a igualou somente em 2014). Como é possível essa potência do futebol estar atrás do Peru que está fora do Mundial desde 1986, por exemplo?

  2. Seleções que jamais tiveram títulos de expressão estão "no topo". É o caso da Bélgica que chegou a estar na primeira colocação. É uma boa seleção, com grandes nomes em destaque no futebol europeu, mas o máximo que chegou foi 4º lugar em 1986 e só. Nem um título na Europa. Então o que a credencia estar lá no alto?

  3. Os 8 melhores deste ranking são escolhidos como cabeças-de-chave para a Copa do Mundo. Por exemplo: País de Gales, apesar de sua colocação atual, se tivesse se classificado estaria no pote 1 e então seria cabeça-de-chave. A pior consequência disso é o enfraquecimento do mundial. Dessa maneira, passamos a ter seleções de níveis maiores se enfrentando logo de início (o exemplo foi a Copa de 2014, onde Inglaterra, Itália e Uruguai se encontraram num mesmo grupo) e seleções inferiores chegando mais à frente, às vezes, por um caminho mais fácil.

  4. A seleção polonesa foi cabeça-de-chave da Copa, pois estava entre as 8 melhores no Ranking. Após alcançar essa colocação, simplesmente parou de marcar amistosos com objetivo de evitar derrotas e cair no Ranking (absurdo!); dessa maneira, evitar de sair do Pote 1 que seria sorteada na Rússia (com isso não seria possível estar nos grupos de Brasil, Alemanha, Argentina, Portugal e França).

  5. Não há um acúmulo de pontos da trajetória da equipe. Por exemplo: Uruguai tem 2 títulos (1930, 1950), mas isso é ignorado pelo Ranking, pois a soma é feita mensalmente somente durante 8 anos. Logo, tudo que foi conquistado antes desse período de 8 anos foi contabilizado no "ranking anterior" e não nesse.

Enfim... Apesar de tudo, esperamos que algum dia essa classificação seja correta e reflita coerentemente as seleções e não somente seus momentos durante um período. Enquanto isso não acontece, Segue o Jogo!


Filipe Vianna


48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page