top of page
segue o jogo png branco.png
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social

"Oi, sumido". O Brasileirão retornou! Veja como seu time volta.

  • Foto do escritor: Segue o Jogo
    Segue o Jogo
  • 16 de jul. de 2018
  • 6 min de leitura

A Copa do Mundo é ótima, sem igual, poderia acontecer todo ano, mas o Campeonato Brasileiro - ainda que com jogos ruins - dá muita saudade no amante do futebol nacional. Após a parada, como volta seu time? Fizemos um resumo de como seu clube parou para Copa e agora volta dela. Segue o Jogo!



  • Atlético - MG

Eliminado de todas competições restando apenas o campeonato nacional, o Galo foi bastante criticado na metade do primeiro semestre e todos pensaram que seria mais um ano daqueles. No entanto, a equipe se recuperou e alcançou o 2º lugar no Brasileirão.

Para a continuação do campeonato, a equipe trouxe alguns jogadores desconhecidos. O destaque fica por conta do raio Yimmi Chará (colombiano, ex J. Barranquilla). No quesito "perda" (baita perda), Roger Guedes, artilheiro da competição, se foi. Ainda sim, o alvinegro tem tudo para buscar o título que não vem desde 1971. Interessante: Thiago Larghi continua no comando como interino. É o maior (há mais tempo) da história.

  • Botafogo

o Botafogo não fez grandes mudanças. Na verdade fez uma só. Alberto Valentim se foi! O agitado técnico aceitou uma proposta milionária de um clube do Egito. Sendo assim, o desconhecido Marcos Paquetá (não, ele não é pai de Lucas Paquetá) chegou para a beira do campo. Há 14 anos no futebol árabe, o treinador brasileiro cansou de ganhar títulos por lá; chegando a treinar a seleção nacional na Copa de 2006.

Das contratações feitas, destaque apenas para Kieza que vem dando resultados no ataque. Não houve venda destacada de jogadores, mas Igor Rabello pode sair ainda no meio do ano. O Botafogo não parece estar fazendo muito esforço para segurá-lo - vale lembrar que o Bota aceitou uma proposta da Chechênia (quem lá sabe onde fica isso?), mas o próprio atleta se negou a ir. Então se vier proposta boa (R$)...


  • Corinthians

O atual campeão vem tentando se achar no campeonato brasileiro. Num simples 10º lugar, a equipe ainda sofre com a perda de Fábio Carille. Tentando manter a ideia de que o "auxiliar é o próximo técnico na fila", Osmar Loss (foto) foi promovido.

No entanto, já são 9 jogos (3V, 2E, 4D) e o time não evolui. Vale lembrar que das 3 vitórias, duas são de amistosos e uma no Brasileirão. Já no elenco... Balbuena, Maycon, Sidcley e Kazim se foram e preocuparam a torcida, pois eram jogadores fundamentais - menos Kazim. Chegaram Danilo Avelar (lateral-esquerdo com passagem pelo Valencia - ESP) e Jonathas (atacante, ex-Hannover - ALE).

Rodeado de incertezas, vamos ver se há da onde tirar forças para o Coringão decolar. Osmar Loss já sabe: se não melhorar, adeus!

  • Cruzeiro

Na Toca da Raposa, apenas jogadores que compunham elenco saíram e houve uma contratação. Reforço mesmo é a renovação do empréstimo de Lucas Silva por mais 1 ano e a não saída (pelo menos por enquanto) de De Arrascaeta.

Sassá é a maior perda, pois entrou no Deptº Médico que já tinha Fred. Ambos sem previsão de volta. Já que o ataque ficou prejudicado, a solução veio de fora do Brasil: o pirata Barcos está de volta, dessa vez com a camisa azul do Cruzeiro aos 34 anos.

A torcida azul espera que Thiago Neves, Fábio e Dedé mantenham suas grandes atuações para levar a equipe alçar voos mais altos nas competições que ainda restam esse ano. A equipe celeste está em 8º no Brasileirão e está na disputa da Copa do Brasil e da Libertadores (pega o Flamengo). Não duvide do maior campeão "copeiro" do Brasil.


  • Flamengo

Segue o líder! Essa expressão não sai da boca dos Rubro-Negros. O Flamengo volta ao Brasileirão sem Vinícius Jr., Felipe Vizeu e Jonas. Ambos negociados. Fora a perda de Everton em maio. O destaque positivo para o clube da Gávea é a volta de Berrío (8 meses parado por lesão), a contratação de Fernando Uribe (colombiano, atacante de 30 anos) e a efetivação de Maurício Barbieri, agora como "técnico de verdade".

Espera-se que a equipe mantenha o padrão de jogo que o fez ser líder. Porém, a perda desses jogadores importantes desperta questionamento se o time vai manter a sua consistência e se vai mudar sua forma de jogar. Menos pelo lado, mais pelo centro, com dois atacantes de área.


  • Fluminense

O tricolor carioca está na 12ª colocação no Brasileirão (chegou a figura no segundo lugar), mas perdeu seu principal reforço das últimas temporadas: o técnico Abel Braga. Apontado como motivador do grupo, Abel afirmou que precisava de "uma parada." Sendo assim, a equipe carioca trouxe o bicampeão e sumido Marcelo Oliveira. No elenco, Luan Peres e Nathan Ribeiro, ambos zagueiros, se foram. Chegaram Digão (zagueiro remanescente da arrancada de 2013) e o rápido Luciano (ex atacante do Corinthians).

Rodeado por um clima tenso nos bastidores e fora de campo, o Fluminense terá que fazer valer a expressão "time de guerreiros" para sobreviver no campeonato, estar na Série A em 2019 (prioritariamente) e buscar o inédito título da Copa Sul-Americana. O tricolor tem bons jogadores - como o artilheiro Pedro - mas não há peças de reposição. A volta está marcada para 19/07 às 20 horas (horário de Brasília) em São Januário no clássico contra o Vasco.


  • Grêmio

O tricolor gaúcho continua com a mesma ideia do ano passado: manter a base da equipe. E isso foi feito. Apenas uma perda: Arthur. Como já era esperado, o volante foi de vez para o Barcelona e não joga mais no Grêmio em 2018. No entanto, houve peças importantes "chegando". Chegando, de fato, apenas Marinho (foto), ex-atacante do Vitória. "É? Sabia não".

O outro "chegando" é referente à volta do meio-campista Douglas, parado há um ano por contusão.

O Grêmio é 5º no Brasileirão, está nas oitavas da Libertadores (em busca do Bicampeonato) e pega o Flamengo na oitavas da Copa do Brasil. O reencontro com sua torcida está marcado para 18/07 às 21:45h (horário de Brasília) pelo Brasileirão contra o segundo colocado Atlético - MG.

  • Internacional

Ainda em Porto Alegre, o Internacional - atual 4º colocado no Brasileirão - fez como o rival Grêmio: manteve a base. O Colorado têm um bom elenco: D'Ale, Camilo, Potker, Damião, López, entre outros. No entanto vem jogando um futebol pragmático, agarrado.

Com relação a novidades, não houve venda de algum jogador e apenas uma chegada (por enquanto): Martín Sarrafiore - meia, argentino, 20 anos, ex Huracán.

"Por enquanto", pois a equipe está em negociação com Rithelly, jogador do Sport.

Apesar de ter um pé atrás com o treinador Odair Hellmann, a torcida colorada está animada e promete empurrar o time rumo ao título brasileiro, já que não está mais em nenhuma outra competição no ano.


  • Palmeiras

O Alviverde perdeu peças importantes. Destaque para Keno que foi embora para o time de Alberto Valentim no Egito (Pyramids FC) e para Tchê-Tchê que foi para o Dínamo de Kiev da Ucrânia. E o pior: Dudu está "em assédio" pelo Shandong Luneng da China. Porém parece que ele fica.

Falando da parte boa, Gustavo Scarpa está de volta após liminar da Justiça (marcou até 2 gols em um amistoso) e Nico Freire, zagueiro argentino de 24 anos foi contratado. Somado a tudo isso, a equipe conta com o elenco mais valioso do país e certamente brigará pelo título.

O Palmeiras é 6º no Brasileirão, enfrenta o Cerro Porteño pela Libertadores (se passar, pode pegar o Corinthians) e está nas oitavas Copa do Brasil.

Antes de tudo isso, o Porco enfrenta o Santos dia 19/07 às 20h (horário de Brasília) pelo campeonato nacional.

  • Santos

O alvinegro praiano está numa fase complicada no Campeonato Brasileiro e a um ponto da zona de rebaixamento em 15º (ainda que tenha um jogo a menos). Durante a parada da Copa, fez 2 amistosos: perdeu para o Monterrey e empatou sem gols com o Querétaro.

Trazido para "agora treinar um time com boas aspirações", o animado Jair Ventura não se achou ainda em SP e pode a sair a qualquer próxima derrota.

Enquanto isso, Ricardo Gomes foi trazido para comandar a direção de futebol do clube. E com a bola no pé, Bryan Ruiz, camisa 10 da Costa Rica, já foi apresentado.

O Santos está também disputando a Copa do Brasil e na Taça Libertadores (enfrenta o Independiente - ARG).

  • São Paulo

Apesar dos bons jogos do Flamengo, da consistência do Grêmio, se teve um time que parou para a Copa em alta foi o São Paulo (há quem diga que essa pausa pode ser ruim, pois o time vinha embalado). O tricolor paulista conseguiu engrenar e chegou até a 3ª colocação do Brasileirão.

O técnico Diego Aguirre deu sobrevida ao time com o trio Everton, Nenê e D.Souza e certamente vai brigar pelo sétimo título brasileiro.

Para a continuidade do Campeonato, trouxe Joao Rojas (equatoriano, 29 anos, atacante) e Bruno Peres (lateral-direito de 28 anos). As saídas ficam por conta de Petros e Cueva (satisfeitos, são-paulinos?).

O São Paulo pega o Cólon pela Sul-Americana, mas antes enfrenta o líder Flamengo no Maracanã dia 18/07 às 21:45 em busca do topo do Brasileirão.

  • Vasco

A equipe cruzmaltina tem vivido (desde a eleição para presidente) dias muito, muito tensos. Recentemente, Campello viajou à Rússia (quis ver a Copa né) gerando mal-estar.

Deixando a política de lado, Jorginho, que substituiu Zé Ricardo, agora terá tempo para “iniciar” os trabalhos e alcançar o real objetivo vascaíno: não cair pra Série B. Alvos da torcida, o volante Wellington e o zagueiro Erazo foram liberados para procurar outros clubes. Riascos também se foi. Sem dinheiro, o Vasco fez, até hoje, três (3) contratações bastante medianas: o volante Lenon (ex-Flamengo), o zagueiro Oswaldo Henríquez (vindo do Sport) e o experiente Maxi López de 34 anos (ex-Grêmio).

O Gigante da Colina é o 11º no Brasileirão e ainda tem a LDU pela frente na disputa da Copa Sul-Americana. Mas antes, a equipe retorna aos gramados já com o clássico contra o Fluminense. 19/07 às 20 horas (horário de Brasília) em São Januário. #segueojogo #brasileirão2018

Filipe Vianna


Comments


logo guia.png
logo-plantao.png

Parcerias:

bottom of page