top of page
segue o jogo png branco.png
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social

O rei e sua plebe (parte 2) - Grupo F

  • Foto do escritor: Segue o Jogo
    Segue o Jogo
  • 11 de jun. de 2018
  • 3 min de leitura

E se a gente juntasse vários times diferentes, em todos sentidos, e fizesse um grupo deles? O sorteio do Grupo F gerou isso com: a atual campeã Alemanha, que vem defender seu título, a Suécia, o México e a Coréia do Sul. Os três últimos que disputam uma vaga nesse grupo bastante complicado de apostar.


Alemanha

A segunda maior ganhadora de Copas do Mundo FIFA. Foi o que o país germânico se tornou após conquistar a Copa de 2014 no Brasil e chegar ao seu quarto título. Agora, na Rússia, a busca pelo inédito penta é o novo objetivo alemão.


Com o já conhecido futebol pragmático, porém vencedor, a Alemanha desembarca na Rússia com 10 jogadores remanescentes do título anterior - inclusive com Manuel Neuer que não joga desde Setembro de 2017 - e com algumas novidades como as convocações de Julian Brandt (Leverkusen) e Timo Werner (RB Leipzig), bem como a não convocação do autor do gol do Tetra: Mário Götze.

Após uma magra vitória de 2x1 sobre Arábia Saudita (08/06) no último amistoso antes da estréia na Copa, a seleção vem sendo criticada por seu futebol muito "mecânico". Mas há de se lembrar que a grande característica de Joachim Löw e cia. é o coletivo. Não veremos grandes jogadores alemãos despontando, mas certamente um conjunto que deixa qualquer adversário de cabelo em pé (né, 7x1?).

Com a situação em seu grupo dada como resolvida, a grande expectativa é de uma revanche com os brasileiros em uma eventual final entre os dois. Mas, ainda que quase impossível, as duas equipes podem se encontrar antes. Se o Brasil ficar em segundo e a Alemanha em primeiro (ou o inverso) em seus respectivos grupos, eles já se encontram nas Oitavas-de-final. Improvável, mas não impossível.


México

Sabe aquele tio que todo ano enche o saco em festa de família e fica mandando correntes em grupos de Whatsapp, mas que quando chega na hora do "vamos ver" ele é o primeiro a dormir? Parece brincadeira (vai ver que é), mas seu tio é o México.

Representante fiel da CONCACAF (e com sobra) nas Copas, a seleção mexicana não passa das oitavas-de-final desde o mundial de 1994 nos Estados Unidos. A seleção da terra do Chaves chega na Rússia com rostos conhecidos: Giovanni Dos Santos (LA Galaxy), Javier "Chicharito" Hernández (West Ham), Carlos Vela (LA FC) e o eterno Rafa Marquez que chega para se tornar o segundo jogador mexicano a disputar 5 Copas seguidas. Mesmo assim, sem grandes pretensões.

Cotada como forte candidata ao segundo lugar do Grupo F há quem diga que o México tem vida curta no Mundial de 2018 - se passar em segundo e o Brasil em primeiro, eles se enfrentam. Mas a seleção pretende fazer jogo duro, como é de característica.


Suécia

Não. Zlatan Ibrahimovic não vai para a Copa. Essa certamente é a resposta da sua primeira, e, talvez, única pergunta sobre a seleção sueca de futebol. Apesar disso, duas "conquistas" desta equipe merecem atenção.

1º - Em um grupo liderado pela França, a Suécia passou em segundo deixando de fora da Copa a Holanda de Arjen Robben.

2º - Passar em segundo significa repescagem. E a Suécia pegou a Itália. E não é que a tetra campeã foi eliminada? Causando um verdadeiro alvoroço negativo na terra da pizza.

Apesar desses "feitos", o time do país nórdico que já teve grandes nomes como Henrik Larsson e Fredrik Ljungberg, conta com um elenco muito fraco e com nenhum destaque. Espera-se, sinceramente, que a segunda vaga no grupo fique entre México e Coréia do Sul. Mas nem por isso a Suécia promete jogos fáceis. Veremos muita luta e entrega por parte dos jogadores. Resta saber se isso será suficiente...


Coréia do Sul

Eles parecem simpáticos e inofensivos. Mas não se engane: podem dar muita dor de cabeça aos adversários. E já deram.

Considerada a "melhor seleção asiática", a Coréia do Sul vem para sua nona Copa do Mundo consecutiva (desde 1986). E do mesmo jeito de sempre: com muita correria.

Quarta colocada no Mundial de 2002 que foi na própria Coréia do Sul, os Tigres Asiáticos vão para campo pretendendo botar fogo nos jogos e lutar pela segunda vaga contra México e Suécia em um grupo com estilos bem distintos (mesmo sabendo que o cruzamento dos grupos será possivelmente com o Brasil). O destaque de um elenco de nomes impronunciáveis é Son Heungmin, atacante do Tottenham da Inglaterra.

Dia 18/06, às 9:00 (horário de Brasília) a bola rola para Coréia do Sul e Suécia.


Filipe Vianna


Comments


logo guia.png
logo-plantao.png

Parcerias:

bottom of page