top of page
segue o jogo png branco.png
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
Foto do escritorSegue o Jogo

Corinthians: Um time (quase) campeão ou à beira do rebaixamento?

Quando você lê o título deste texto há o questionamento: "Ué. Mas como um time pode estar entre campeão e rebaixado?". Pois é. Parece estranho, mas a atual situação do Poderoso Timão é essa. Mas e aí: o time está mais perto do título da Copa do Brasil ou de cair para Série B? Leia essa análise aqui com a gente.


A queda

O campeão brasileiro de 2017 começou esse ano empolgado e querendo mais um troféu para sua galeria. Com a continuação de Fábio Carille, o almejo de mais um ano vitorioso estava na cabeça dos fiéis torcedores. Mas o ano começou, eu diria, estranho. Na verdade, ainda em 2017, o Corinthians, com Andrés Sanchez de volta ao comando, perdeu 3 peças importantíssimas para a temporada que viria: Jô e Arana foram vendidos e Pablo não teve seu contrato renovado devido ao impasse com o Bordeaux (FRA). Para suprir essas ausências, não houve peças de reposição. Tanto que o estilo de jogo foi modificado sem utilizar o centroavante, vulgo camisa 9. Com o "novo time", o técnico vencedor se reinventou e conquistou o Paulistão. Em 18 jogos foram totalizadas 10 vitórias, 2 empates e 6 derrotas. Poderia só o indício de que o Brasileirão seria ótimo, mas jogos no sufoco fez do Corinthians um time limitado e sem tantas inspirações. Apesar disso, o começo na competição nacional mais importante foi bom. Nas primeiras rodadas havia alternância nas três primeiras posições. Até que veio a pior notícia possível: Fábio Carille foi embora para a Arábia. E aí tudo desandou. Tentando repetir o sucesso de que o auxiliar pode virar treinador, Osmar Loss foi colocado no comando da equipe. E a grande verdade é que ele não soube lidar com essa ideia de falso 9. Jadson já apareceu nessa função, Roger (ex-Botafogo) foi contratado e não ajudou muito, Matheus Vital também e até o ruim Kazim já jogou ali. Todos sem sucesso. E com Loss, o Timão acumulou a eliminação na Libertadores, a queda de rendimento no Brasileiro e, pra piorar, Rodriguinho, Balbuena e Maycon foram embora sob a justificativa que precisava-se do dinheiro. Sendo assim, claro, a demissão veio. Em 25 jogos, 10V, 5E, 10D e 46% de aproveitamento.

É melhor Jair se preparando para aVentura

Ok. Eu sei que a piada foi sem graça. Mas fez sentido. Ou não. Enfim... Após a saída de Osmar, o Timão trouxe Jair Ventura e, até então, o técnico acumula, em 9 jogos, 33,3% de aproveitamento (2V, 3E, 4D). Sim, é muito ruim. E a aproximação da zona de rebaixamento aumenta cada vez mais. Agora são 4 pontos apenas. Na verdade, se o Ceará ganhar hoje (15) do Botafogo no Castelão e chegar aos 33pts, a diferença passará a ser de 3 pontos para o Vitória. Eu disse 3 pontos. Falando nisso, o Vitória tem 32 pts (16º colocado) e o Coringão 35 pts (11º colocado). Adivinhe quem se enfrenta na próxima rodada? É isso aí. O jogo será no Barradão às 16horas. Alguém aqui garante o treinador até o fim do ano? Sem dúvida será uma aventura caso ele vire o ano e permaneça pra temporada seguinte. Mesmo com tudo isso remando contra, o Corinthians joga depois de amanhã (17) a final da Copa do Brasil e pode ser campeão. Mas não seria uma antítese ser campeão e estar tão próximo do abismo? Exatamente. E isso demonstra a situação do próximo tópico.

Time cascudo

Que o Poderoso Timão não tem convencido futebolisticamente é verdade. Nunca vi uma espécie de 4-2-4 onde dos 4 (teoricamente) atacantes, apenas um de fato joga na frente que é Romero. Mas a equipe paulista desenvolveu uma fortaleza em copas. Ok, foi eliminado da Libertadores. Mas vem sendo um time guerreiro na Copa Br. Foi assim com o Flamengo quando segurou no Rio e em SP não fez um grande jogo, mas o suficiente pra ser cascudo e se proteger do rival. Conseguiu marcar um gol e passou. Parece bobeira, mas numa dessa se torna o campeão em cima do Cruzeiro - favorito para maioria.

Dinheiro de menos

Sabemos que o forte do clube do Parque São Jorge não é o aspecto monetário (clique aqui). E isso preocupa. Afinal, foram 7 destaques da equipe indo embora inclusive o técnico. Andrés Sanchez já declarou que não tem como segurar. Se pagar multa, adeus. E até onde vai isso? Como será o futuro da equipe? Em 2019, como será? Como pagará um jogador melhor para incrementar o plantel? Que o Corinthians agarre todas oportunidades de dinheiro possíveis (premiações de competições) sem desmantelar o elenco, senão, acredito que as coisas podem ficar feias. Camisa (às vezes) ganha jogo, mas não campeonatos.


Filipe Vianna



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page